quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Plano de Ação


Criar um Plano de Ação....

No inicio de cada Ano é fácil criar objetivos, os quais mais tarde, vão ser difíceis de concretizar, pois vamos sentido-nos assoberbados com o nosso dia a dia.Mas, não há nada como criar um plano de ação para os concretizar.

Qualquer objetivo, por muito grande que seja, será fácil de concretizar se der-mos um passo de cada vez!


Vamos dividir os nossos objetivos em 2 categorias:

 Projetos  /  Manutenção 

Os de manutenção são similares a hábitos, é algo que adicionamos ao nosso dia a dia e o mantemos....como por exemplo beber mais água...

Os Projetos são algo maior e mais explicito mas mais complicado...como por exemplo tirar um curso....aprender uma nova língua.....


Vamos pegar numa folha e para cada objetivo vamos criar 3 pequenos passos para o concretizar.

Exemplo

Objetivo Manutenção:
Adotar uma alimentação mais saudável, se apenas colocar-mos assim na nossa lista de objetivos vamos nos sentir meio perdidos sem saber bem por onde começar, mas se procurar-mos uma ou duas receitas saudáveis e incluirmos os ingredientes na nossa próxima lista de compras,ou adicionando um legume diferente todos os dias a nossa refeição.
Não é muito mais fácil se as coisas forem feitas mais devagar e com pequenas tarefas do que  fazer uma mudança radical?


Objetivo Projeto:

Suponhamos que o meu Projeto este ano seria aprender uma nova língua.
Em primeiro lugar tenho de saber informações
Quantas horas vai requerer ?
Aprendo em casa ou numa escola de línguas?
Se for numa escola vai ter um custo ?
Consigo encaixar as aulas na minha rotina?

As aulas têm a duração de cerca de 150 horas, o que da aproximadamente 3horas por semana.
Mas na minha rotina não consigo encaixar 3 horas semanais para estudar.
Então vou tentar adaptar a minha rotina para conseguir despender deste tempo, como por exemplo levantando-me mais cedo 2 dias por semana para estudar logo de manhã, ou ate para as tarefas diárias que costumo fazer ao final do dia para que quando chegar a casa do trabalho conseguir ter este tempo livre para me dedicar ao estudo.assim consigo seguir a minha rotina na mesma mas encaixar também uma nova tarefa.

Não é muito mais fácil se as coisas forem feitas mais devagar e com pequenas tarefas do que  fazer uma mudança radical?







Sem comentários:

Enviar um comentário